PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II


Devido a notória importância do PCP nas empresas, por volta do século XX vários estudos sobre a área começaram a surgir e chamar atenção dos pesquisadores e gestores das organizações. Na década de 1960, o uso do computador começou basicamente a ser utilizado na área financeira que futuramente, na década de 1970, com a evolução dos computadores em sua capacidade de processar dados e seu custo reduzido, tornou viável o surgimento de sistemas computacionais como o MRP. Sobre o MRP, analise as afirmativas:

 

I) Os sistemas de MRP proporcionam uma visão macro dos diferentes níveis de produção de uma organização, de modo que é possível se entender a estrutura produtiva que respeita a lista de materiais dos produtos (Bill of materials).

II) o MRP leva em consideração, por exemplo, a disponibilidade das máquinas, o relacionamento com o cliente e possíveis perturbações internas e externas.

III) Com o MRP sabe-se o que e quando produzir, mas não se tem certeza se será possível produzir essa quantidade com as restrições de capacidade da respectiva organização.

 

Estão corretas as afirmações:

 


Apenas I


I e II


I; II e III


Apenas III


I e III

Qual o algoritmo é capaz de minimizar o makespan  para duas máquinas em um flowshop?

 


Algoritmo de Emmons


Nenhum algoritmo consegue garantir as premissas solicitadas


Algoritmo de Johson


Algotirmo de Smith


Algoritmo de Moore

Dado o sistema produtivo abaixo e considerando que linha opera 10 horas por dia, assinale a alternativa que contém a afirmativa correta:

 

 


O número mínimo de estações para se produzir 600 unidades é 4 estações


O tempo de operação é igual a 20 minutos.


O tempo de ciclo é igual 8 minutos.


A capacidade produtiva do sistema em questão é de 30 unidades por dia


O tempo de ciclo da operação é igual 600 minutos

Os sistemas guiados por Kanbans são embasados no nível de estoque da operação, buscando aumentar a comunicação entre os elos produtivos para que se minimize o nível de estoque em processo. A partir desse contexto, assinale a alternativa que aborda corretamente uma informação sobre os kanbans:

 


O kanban de cartão duplo apresenta um primeiro cartão com os requisitos e informações dos setores em que o produto semiacabado transitará e o segundo cartão apresenta os níveis de estoque dos elos anteriores esse cartão circula apenas no setor produtivo.


O kanban de cartão duplo apresenta um primeiro cartão com os requisitos e informações dos setores em que o produto semiacabado transitará e o segundo cartão apresenta as ordens de produção e possui a função de autorizar a produção de um determinado item, esse cartão circula apenas no setor produtivo.


O cartão de produção tem por finalidade autorizar a movimentação do material de uma estação para outra.


O funcionamento desse sistema é complexo e requer um apoio tecnológico de softwares para que seja executado. Em cada estoque do centro produtivo será apresentado o cartão de transporte e o material a ser utilizado no centro. No estoque de saída de cada centro, tem-se um contêiner com o cartão de produção e material já processado no centro.


Em ambos os casos, tanto com cartão duplo quanto com apenas cartão de ordem de produção nota-se um sistema de estoque controlado que empurra a produção.

Assinale a preposição correta a respeito da coerência organizacional:

 


Coerência entre estratégias funcionais e coerência entre os diversos níveis de decisão no âmbito de cada função garantem a coerência entre as decisões operacionais funcionais de duas ou mais funções.


Coerência horizontal alta (entre as estratégias funcionais) e a coerência vertical (entre os diversos níveis de decisão no âmbito de cada função) não garantem a coerência horizontal baixa (entre as decisões operacionais funcionais de duas ou mais funções).


A coerência horizontal baixa é obtida como resultado de uma coerência horizontal alta alinhada a uma coerência vertical.


Coerência horizontal é a coerência entre os diversos níveis de decisão no âmbito de cada função;  Coerência vertical é a coerência entre as estratégias funcionais e Coerência horizontal baixa está relacionada as decisões operacionais funcionais de duas ou mais funções.


Coerência vertical: Cada área funcional toma decisões em determinado momento do tempo e planeja tomar outras decisões em períodos futuros. Desta forma é necessário garantir a coerência entre as tomadas de decisão por diferentes funções, não somente no momento presente, mas ao longo do tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta sobre as informações importantes ao S&OP:

 


Segundo os autores do texto base, um cuidado especial deve ser tomado em relação às estimativas dos parâmetros envolvidos nos cálculos do S&OP. Estipular o preço médio de uma família de produto não é tarefa difícil, visto que representará a média de um determinado grupo de produtos. Em contra partida determinar o preço de um produto individual pode ser uma tarefa  não trivial, visto que cada produto terá sua particularidade.


Planejar com olhar futuro traz o risco de perpetuar problemas que geram desvios, fazendo com que o planejamento não seja uma ação consciente. Desta forma a utilização de dados referente ao desempenho passado é primordial e as tendências atuais não devem ser consideradas.


Podem ser consideradas restrições internas importantes para o S&OP: limitações de matérias-primas, volume de terceirização de serviços e capacidade de distribuição.


As previsões podem ser consideradas a alma do processo, mesmo considerando que o mercado seja incerto. A realidade é que a previsão precisa ser apenas tão boa ou melhor que a dos concorrentes.


Planejar o longo prazo não é desejável. Em um país como o Brasil, pode-se afirmar que é inútil fazer o planejamento de longo prazo.

Considerando uma programação factível, seu resultado é de suma importância para a empresa. Desta forma, uma boa programação deve entregar os outputs no momento certo, buscando a máxima eficiência considerando seus prazos de entregas e restrições. Caso contrário uma programação ineficaz pode acarretar consequências negativas. Dentre as afirmativas abaixo assinale qual fator negativo não gerado por uma má programação de scheduling.

 


Cancelamento de encomenda e insatisfação do cliente.


Atingimento de mercado consumidor incompatível com o que foi traçado por uma campanha publicitária.


Alterações nos projetos dos produtos podem ocorrer devido a demora para se entregar o pedido final.


Uma ordem de serviço adicional pode ser recebida de maneira a aumentar a quantidade a ser produzida, sendo necessárias contrações extras para aumentar a capacidade produtiva.


Um determinado tipo de matéria-prima disponível no período t pode não estar mais disponível em um período t+1, ou mesmo considerar as variações de preços ao longo do horizonte de tempo no mercado.

Dado o sistema produtivo abaixo e considerando que linha opera 8 horas por dia, assinale a alternativa que contém a afirmativa correta:

 

 


A capacidade produtiva do sistema em questão é de 240 unidades por dia


O tempo de ciclo da operação é igual 480 minutos


O tempo de ciclo é igual 0,8 minutos.


O número mínimo de estações para se produzir 480 unidades é 10 estações


O tempo de operação é igual a 2 minutos.

Assinale a preposição incorreta a respeito das questões que integram os conceitos do PCP:

 


Eficácia diz respeito a entrega final do objetivo, ou seja, se entregar o produto final que o cliente espera receber, meu sistema é eficaz, caso contrário, não.


A eficiência é um conceito que pode ser mensurado em percentual, enquanto a eficácia é binária, ou seja, o se é eficaz ou não.


Um bom sistema deve ser eficaz e eficiente, ou seja, deve entregar o produto final que o consumidor esperar receber e de maneira que sua produção seja otimizada.


Eficiência diz respeito a forma pela qual os recursos são utilizados para entregar este produto final ao cliente. Caso os recursos sejam utilizados de maneira que otimizem seus respectivos consumos, gere valor agregado ao produto e evite desperdícios, esse sistema será Eficiente. Caso o processo seja moroso, com altas taxas de espera, formação de estoques desnecessários e afins, o sistema será ineficiente.


Eficiência e eficácia são conceito que buscam o mesmo resultado, portanto podem ser conceitos sinônimos.

Em relação as estratégias de resposta à demanda que uma organização pode adotar, assinale a alternativa incorreta:

 


Quick response to stock (QRTS) é uma estratégia em que existe uma produção para formar um alto nível de estoque para atender a demanda com prontidão.


Make to stock (MTS) é conceituada por uma produção com base em previsão de demanda e administração de um estoque.


Resource to to order (RTO) trabalha com uma montagem sob encomenda, desta forma, o tempo de resposta ao cliente é mais longo, entretanto a flexibilidade do processo também é maior, visto que o cliente acompanha o processo desde a aquisição da matéria-prima.


Assembly to order (ATO) e Engineering to order (ETO) são abordagens sob encomenda, em que a primeira diz respeito à montagem sob encomenda e a segunda relata um projeto sob encomenda.


Make to order (MTO) é uma resposta antecipada a demanda em que a fabricação previamente ao pedido do cliente, gerando uma resposta imediata quando o pedido é feito.

Páginas: 1234